BATERIAS PARA NOBREAKS: ELAS VALEM O QUANTO PESAM

 

As baterias são componentes fundamentais de um nobreak. Na ausência de energia, são elas as responsáveis pela autonomia que esses equipamentos proporcionam aos nossos aparelhos eletrônicos.

Sendo assim, conhecer os fatores que trazem qualidade para as baterias é fundamental. Assim como entender as condições que influenciam na vida útil das mesmas. Vamos lá?

Vale o quanto pesa? A influência do peso nas baterias

Uma bateria mais leve geralmente possui menos material acumulador de energia. A consequência? Menor autonomia! Ao comparar baterias disponíveis no mercado de mesma tensão e capacidade em Ampere/hora, o seu peso também tem relação diretamente com a sua vida útil: quanto mais pesada a bateria, mais tempo pode durar.

Como funciona o controle de qualidade das baterias na NHS

A NHS possui um processo rígido de homologação dos seus fornecedores de componentes utilizados nos nobreaks. No caso da bateria, nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento, juntamente com os departamentos de compras e testes, trabalha para selecionar a bateria que garanta a melhor performance dos nobreaks com o melhor custo-benefício.

Mas como essa avaliação funciona?

1. Testa-se a autonomia da bateria comparando os tempos medidos com a tabela de autonomia fornecida pelo fabricante;

2. Avalia-se possíveis alterações de performance dos nobreaks além da autonomia, como potência, qualidade da forma de onda gerada pelo inversor, temperatura e etc;

3. Avalia-se o comportamento da bateria quando submetida à recarga, buscando identificar possíveis alterações de performance do carregador, como tempo de recarga, temperatura, corrente de recarga e tensão;

4. Analisa-se os defeitos apresentados nas baterias, que eventualmente ocorrem nos testes, buscando entender os possíveis impactos na qualidade do nobreak como um todo;

5. Por último, monitora-se o índice de retorno de baterias com defeito no período de garantia, avaliando os impactos reais na qualidade do nobreak.

Fatores interferem na redução da vida útil das baterias

São dois os fatores que podem reduzir significativamente a vida útil de uma bateria:

1. Temperatura ambiente muito acima do recomendável pelo fabricante;

2. Alto ciclo de descarga, o que faz com que as baterias sejam esgotadas totalmente com muita frequência.

Cuidados para manter a vida útil da bateria do nobreak

Você pode ajudar sua bateria a durar mais tempo com alguns cuidados simples. O primeiro deles é acomodar o nobreak em um ambiente com espaço para a circulação de ar, sem obstruir as saídas das ventoinhas.

Escolher assistências técnicas autorizadas para manutenções corretivas e preventivas também faz diferença, dando preferência para a utilização de componentes originais de fábrica para se ter a garantia do controle de qualidade.